Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

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DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARITMÉTICO DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROMOVENDO SUA AUTONOMIA EM SALA DE AULA

Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo

Última alteração: 2017-12-03

Resumo


Neste trabalho pretendemos discutir as possibilidades de aprendizagem de um estudante com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos na modalidade integrada a Educação Profissional do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória. Buscaremos responder a seguinte pergunta: como o desenvolvimento do pensamento aritmético de um estudante com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos, pode promover sua autonomia em sala de aula? Como referencial teórico, destacaremos os processos compensatórios descritos por Vygotsky (1996, 1997, 2001) e suas influências na realização das atividades aliado às discussões das transformações simbólicas e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Utilizaremos a educação crítica de Skovsmose (2001, 2007, 2008) voltada para o desenvolvimento de ambientes reflexivos envolvendo as relações estabelecidas entre a matemática proposta pelo pensamento aritmético e a criticidade proposta pelas discussões da educação matemática crítica. Para as possibilidades de emancipação do sujeito, traremos Freire (1996) com uma perspectiva dialógica da alfabetização de jovens e adultos tendo em vista o desenvolvimento da autonomia destes indivíduos. Para tanto, realizaremos uma pesquisa de cunho qualitativo fundamentada no método funcional da estimulação dupla desenvolvido por Vygotsky (1996), aliado a coleta de informações realizadas através da utilização de diário de campo, relatórios, registros escritos, questionários e diálogos com o público envolvido no estudo. Ao final desta pesquisa almejamos elaborar um livro, relatando situações e reflexões pedagógicas propostas durante a investigação. Pretendemos discutir educação numa perspectiva inclusiva em que possamos superar nossas dificuldades e desenvolver novas potencialidades, transformando o outro e também permitindo nossa transformação.

 

Palavras-chave: Deficiência Intelectual; Autonomia; Pensamento Aritmético; Educação Matemática Crítica; Educação de Jovens e Adultos