ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E CTSA.
Última alteração: 2017-12-02
Resumo
Essa Pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições das atividades experimentais e do levantamento dos saberes populares, no Ensino Médio para o ensino com abordagem dos conceitos químicos da produção de sabão, na perspectiva da interdisciplinaridade e educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A proposta é realizar aulas expositivas e experimentos com roteiros trazidos pelos próprios alunos (saberes populares) abordando os conceitos químicos relacionados com a produção artesanal de sabão com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual na cidade de Vitória-ES. Fundamentar-se-á por meio da Sequência Didática de acordo com os três momentos pedagógicos de Delizoicov (2007). Trata-se de uma pesquisa baseada na aplicação de avaliação diagnóstica inicial e final, observações, anotações feitas em diário de bordo, artigos apresentados, fotografias e filmagens. A análise e coleta de dados serão sustentados com Ludke & André e Bardin. Por intermédio das aulas expositivas e das aulas experimentais espera-se que os alunos construam seus conhecimentos de acordo com os conceitos químicos abordados em relação à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, no contexto na produção artesanal de sabão. Será proposta ao final do Projeto, a elaboração de um produto educativo final, um manual para orientar os professores de química e seus futuros alunos a desenvolverem roteiros referentes à prática de sabão artesanal com enfoque em CTSA.
Palavras-chave: Ensino de Química, Conceitos Químicos, Sabão artesanal e CTSA.