Comunicação Científica
REFLEXÕES ACERCA DO JOGO ‘CONTATO DO 1º GRAU’ NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU | |
Silvana Cocco Dalvi, Mirelly Katiene e Silva Boone, Adriana da Conceição Tesch, Andressa Côco Lozorio, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO | |
Dayane Souza Gomes, Fabiany Cezário Torezani, Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
MOVIMENTO LÓGICO HISTÓRICO DA ÁLGEBRA: UMA SÍNTESE HISTÓRICA E METODOLÓGICA | |
Thiago Guedes Strassemann, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM LEVANTAMENTO SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA CAPIXABA | |
Katherine Santos, Dilza Coco |
UM ESTUDO COM PROFESSORES SOBRE SITUAÇÕES ENVOLVENDO LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTO NO ESPAÇO | |
kevila Cezario de Morais, Beatriz da Penha Santos, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Anderson José Silva, Marilete Batista Abadi |
ENSINO DE OPERAÇÃO DE ADIÇÃO: UMA PRÁTICA PARA INCLUSÃO PARA AUTISTAS | |
Beatriz da Penha Santos, João Heleno Nobre de Oliveira |
PRODUÇÕES ACADÊMICAS DE UM GRUPO DE PESQUISA SOBRE O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO IFES | |
Gabriele Goncalves Soares, DILZA CÔCO |
A APLICAÇÃO DA ÁLGEBRA LINEAR EM PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS | |
Kemily Monteiro Cardoso Goularte, Maria Clara Schuwartz Ferreira Caliman, Nathalia da Silva Santos |
O USO DE SOFTWARES NA TEORIA DOS GRAFOS | |
Nathalia da Silva Santos, Maria Clara Schuwartz Ferreira Caliman, Kemily Monteiro Cardoso Goularte |
FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Caroline da Silva Soares, dilza coco, sandra aparecida fraga |
UM MAPEAMENTO DE TRABALHOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM FOCO NO ENSINO DE ÁLGEBRA | |
Tayrini Vieira Alves, Lauro Chagas e Sá |
A IMPORTÂNCIA DO DIALOGO NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DOS ESTUDANTES EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ORIENTADO PELA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
Mirelly Katiene Silva Boone, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende, Silvana Cocco Dalvi |
PROPRIEDADE REFLEXIVA DAS CÔNICAS: CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPOS QUE ILUTREM ESSA SINGULARIDADE | |
Marcio Jose Mendes, Michel Guerra Souza |
MATEMÁTICA E QUESTÕES SOCIAIS: EM BUSCA DA QUALIDADE SOCIAL DA ESCOLA | |
Anderson José Silva, Renata Toneli Tedesco |
A IMPLICÂNCIA DO PROCESSO FORMATIVO NAS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS APÓS VIVENCIAREM NO COLETIVO O ESTUDO SOBRE FRAÇÕES | |
Aparecida Ferreira Lopes, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Anderson José Silva |
Relato de Experiência
EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UM JOGO ESQUEMÁTICO: OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS SOB A LUZ DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO | |
Gabriele Goncalves Soares, Sheila Mara Silva dos Santos, Luciano Lessa Lorenzoni |
IDENTIDADE: QUEM SOU EU? UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | |
Marilete Batista Vitória Abadi, Franciele Polez, Solange Reis, Ligia Sad |
JOGO PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDO DE GRANDEZAS | |
Fabricia de Jesus da Silva, Luciano Lessa Lorenzoni, Sheila Mara Silva dos Santos |
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO PARA O ESTUDO DE PERÍMETRO | |
Tayrini Vieira Alves, Sheila Mara Silva dos Santos, Luciano Lessa Lorenzoni |
UMA BREVE DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS MEDIANTE A TÉCNICA DA DISSECÇÃO | |
Bárbara Viana Bernardes, Sheila Mara Silva dos Santos, Luciano Lessa Lorenzoni |
SURDOS E ACESSIBILIDADE: LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO A PARTIR DA LÓGICA MATEMÁTICA | |
Janielli de Vargas Fortes, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Marcia Gonçalves de Oliveira, Philipe Domingos |
NÚMERO, EDUCAÇÃO INFANTIL E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: VIVÊNCIAS DE UM LICENCIANDO NUM CURSO DE EXTENSÃO | |
Gilberto de Mello Guerra, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO | |
Renata Toneli Tedesco, Anderson José Silva |
O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTUDO DE HOMOTETIA À LUZ DO MODELO DE VAN HIELE | |
Mariana Freitas Tacanho da Silva |
O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO FERRAMENTA DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO MATEMÁTICO | |
Daniela Vieira Sant Ana, Elemilson Barbosa Caçandre |
RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE LÚDICA: A BALANÇA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU | |
Carolina das Chagas Ferrarini, Luciano Lessa Lorenzoni, Sheila Mara Silva Santos |
UM MATERIAL EDUCATIVO PARA ABORDAGEM DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO A PARTIR DA TABELA NUTRICIONAL DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS | |
Ícaro Chiabai, Lauro Chagas e Sá |
VISUALIZAÇÃO DE POLIEDROS: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MATERIAIS MANIPULÁVEIS | |
Alves Paes Paes Alves, Marcia Brandão Santos Cade |
UTILIZANDO O QUIZ COMO INSTRUMENTO DE REVISÃO DOS CONTEÚDOS DE RAZÃO, PROPORÇÃO E GRANDEZA | |
Bruna Moll Fernandes, Sheila Mara Silva dos Santos, Luciano Lessa Lorenzoni |
RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE LÚDICA: A BALANÇA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU | |
Carolina das Chagas Ferrarini, Luciano Lessa Lorenzoni, Sheila Mara Silva Santos |
Feira de Matemática
Grafos | |
Théo Borém Fabris, Michel Guerra de Souza, Douglas Araújo Victor, Antônio Victor Machado de Oliveira, Arthur Gonçalves Diesel, Gabriel Cosme Barbosa |
M.M.C. E M.D.C.: UM TRATAMENTO GEOMÉTRICO | |
Tayrini Vieira Alves, Henrique Ribeiro, Carolina das Chagas Ferrarini, Fabrícia de Jesus da Silva, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
DO SURDO PARA O OUVINTE: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA. | |
Edmar Reis Thiengo, Janielli de Vargas Fortes, Amábele Cristine Miranda Azevedo de Araújo, Renan Guilherme Soares, Rafael da Silva Pereira, Fellipe Grego Figueiredo |
UM “MATEMÁGICO” COM UM BELO TRUQUE DE CARTAS | |
Arthur Gonçalves Victor, Douglas Araujo Victor, Saulo de Siqueira e Silva, Michel Guerra de Souza |
Casas Elípticas na Arquitetura Indígena e o Conceito de Elipse | |
Claudia Alessandra Costa de Araújo Lorenzoni, Lígia Arantes Sad, Amanda Gomes Guarnier, Sofia Brunoro Martins Ribeiro |
Influência da Série de Fourier em sinais elétricos | |
Matheus Littig Radinz, Davi Sperandio Agatti, Gabriela Provedel Dalla Bernardina, Marcelo Rigo dos Santos, Thyago Vieira Piske, Douglas Araujo Victor, Michel Guerra de Souza |
CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
Tatiana Bonomo Sousa |
Quadrinhos Matemáticos | |
Higor Soares Majoni, Daniel Henrique Carvalho Corrêa, Robson de Oliveira Barbosa, Ricardo Vieira Lino, Aquila de Souza Ramos, Iury Efigenio de Mello, Geanderson Fabiano Silva, Mateus Gomes Paranhos, Ramon Álvaro Sabino Procópio |
FEIRA DE MATEMÁTICA: TROCAS DE MENTES EM FUTURAMA E O TEOREMA DE KEELER | |
Pedro Meireles Freire, Pedro Tonini Rosenberg Schneider, Luiza Pinheiro Cossetti, Nícolas Martins de Menezes, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni, Gilberto Guerra |
PITÁGORAS E O ESPANTALHO: ENTRE TEOREMAS E EQUÍVOCOS | |
Francisco Bergamim de la Puente, Guilherme Fonseca Visintini, Rodrigo De Angeli Souza, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni |
JOGO ADIVINHO INDISCRETO: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Sabrine Costa Oliveira, KAYLANE DE SOUZA SANTOS, LAUANDER DOS SANTOS RIBEIRO, PEDRO LUCAS DE SOUZA FERNANDES, MYKAELLY GLASSNER ALCANTARA, CARLOS EDUARDO OLIVEIRA SOARES |
Apoio | Realização | ||
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |