Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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Quadrinhos Matemáticos

Higor Soares Majoni, Daniel Henrique Carvalho Corrêa, Robson de Oliveira Barbosa, Ricardo Vieira Lino, Aquila de Souza Ramos, Iury Efigenio de Mello, Geanderson Fabiano Silva, Mateus Gomes Paranhos, Ramon Álvaro Sabino Procópio

Última alteração: 2019-05-18

Resumo


O ensino da Matemática vem passando por transformações significativas, principalmente no que concerne aos métodos e técnicas no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, o uso das Histórias em Quadrinhos (HQ) dentro do ambiente escolar pode ser uma dessas novas metodologias. O uso do gênero História em Quadrinhos tem se mostrado interessante no ensino de Matemática, oferecendo diversas possibilidades à exploração de conceitos no universo escolar em todos os níveis. As Histórias em quadrinhos envolvem as duas modalidades da língua: a escrita e a oral, cuja progressão temporal se organiza quadro a quadro. Como elementos típicos, ele apresenta os desenhos, os quadros, os balões e legendas, onde é inserido o texto verbal. Esse jogo de desenhos e cores proporciona ao leitor certo fascínio, tornando essas histórias atraentes a pessoas de todas as faixas etárias. Com base nisso, o presente trabalho teve por finalidade apresentar HQ desenvolvidas e construídas por um grupo de alunos do Ensino Médio de uma escola pública Estadual envolvendo conhecimentos e conteúdos matemáticos, com a finalidade de tornar o ensino mais atraente, divertido e, como consequência, “facilitado” por conta da linguagem visual presente nesse gênero, além de auxiliar a imaginação, criatividade e o interesse pela leitura e escrita.  Utilizando criações autorais, foram desenvolvidas as primeiras HQ de um interessante projeto que poderá ter continuidade na escola. Com a produção das HQ por parte dos alunos foi possível notar um senso crítico diante do conteúdo trabalhado, além de usarem um certo humor matemático, enfatizando que eles não são apenas reprodutores de conhecimento e que conseguem modificar/melhorar conteúdos que estavam (ou já haviam) estudado. Dessa forma, os alunos tiveram uma participação efetiva no processo de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, o trabalho em questão proporcionou aos alunos uma visibilidade para seus talentos artísticos como também uma primeira publicação que poderá ser disponibilizada. Como resultado, obtivemos êxito na criação de 4 mini revistinhas que enriquecem a forma de enxergar a matemática e que serão disponibilizadas para os demais professores da área para que possam ser utilizadas durante as aulas.


Palavras-Chave: Histórias em Quadrinhos, Quadrinhos Matemáticos, Ensino-Aprendizagem.