Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM LEVANTAMENTO SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA CAPIXABA

Katherine Santos, Dilza Coco

Última alteração: 2019-05-23

Resumo


O texto apresenta resultados de pesquisa bibliográfica do tipo revisão sistemática de literatura. Trata-se de um levantamento realizado a partir de descritores como matemática e educação infantil em bancos virtuais de duas instituições públicas, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A escolha dessas instituições deve-se ao fato de oferecer cursos de licenciatura em matemática e programas de pós-graduação que abordam a educação matemática. Tem por objetivo delinear o cenário de pesquisas capixabas produzidas sobre o trabalho pedagógico de ensino de matemática na educação infantil. Para isso analisa um conjunto de pesquisas da modalidade Trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses. Conclui que a temática é pouco explorada no campo das investigações da área do ensino e da educação e indica abertura para novos campos de estudos. Esta conclusão está fundamentada no reduzido número de estudos que apresentam conexões entre matemática e educação infantil.