Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

REFLEXÕES ACERCA DO JOGO ‘CONTATO DO 1º GRAU’ NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU

Silvana Cocco Dalvi, Mirelly Katiene e Silva Boone, Adriana da Conceição Tesch, Andressa Côco Lozorio, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2019-05-24

Resumo


As transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas ocorridas ao longo do tempo influenciam o contexto da educação escolar, solicitando do professor uma constante reflexão dos recursos usados no processo ensino e aprendizagem de matemática. Nesse sentindo, o objetivo deste trabalho é discutir as contribuições do jogo Contato do 1º grau, visto como um recurso pedagógico no estudo das equações do 1º grau com uma incógnita. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com alunos do 7º ano do ensino fundamental. Os resultados apontam que o jogo Contato do 1º grau contribuiu para a aprendizagem do conteúdo equações, à medida que estimulou o cálculo mental e a compreensão do significado de encontrar a raiz de uma equação. Além da dimensão educativa dos conhecimentos científicos, o jogo propiciou a ludicidade e a interação entre os participantes que, discutiram e trocaram informações num ambiente de aprendizagem democrático, opinando e respeitando as ideias de seus pares. Entendemos que, no âmbito educacional, os jogos bem planejados contribuem para a formação cidadã dos estudantes, uma demanda da sociedade contemporânea.