Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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MATEMÁTICA E QUESTÕES SOCIAIS: EM BUSCA DA QUALIDADE SOCIAL DA ESCOLA

Anderson José Silva, Renata Toneli Tedesco

Última alteração: 2019-05-15

Resumo


O tema da Semat deste ano é matemática e questões sociais, que precisa ser compreendida como um foco que vai além do ensino da matemática. Por este motivo, o presente trabalho visa esclarecer e discutir teoriacamente prerrogativas básicas para a qualidade social da escola. O termo Qualidade se difere muito de Quantidade e faremos uma análise teórica de como autores que estudam o assunto destacam quanto as perspectivas adotadas pela educação pública e qual dos termos supracitados tem sido, na prática, valorizado e buscado. A palavra Qualidade deve vir acompanhada da palavra Social, pois na sociedade capitalista atual, busca-se o máximo de rendimento e satisfação em detrimento de poucos investimentos e recursos. E isso geralmente não se adequa aos moldes e parâmetros da Qualidade Social, em especial a que está relacionada com a escola e com o ensino. Como referencial teórico, nos norteamos pelo livro de Libâneo (2013) intitulado Organização e Gestão da Escola. Quando a educação é tratada apenas do ponto de vista econômico, torna-se limitada e deixa de fora padrões sociais que excedem as planilhas de custos e os cálculos de mercado. Compreender o Social requer análises oriundas ao meio externo do sujeito aprendente tais como: os fatores sócioeconômicos, fatores sócioculturais e financiamento público adequado. Este tópico demandará uma análise mais aprofundada, pois entendemos que o pilar estrutural da educação social são: os investimentos, motivação dos educadores e participantes do processo de ensino e outros itens subjacentes como a organização escolar, trabalho pedagógico e a gestão propriamente dita. Quando buscamos uma relação da matemática com questões sociais precisamos compreender como essa estruturação precisa ser compreendida e trabalhada em sala de aula. Os resultados e as características da Qualidade Social no ensino perpassam por diversas áreas do aluno e influencia em seu meio familiar e social, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e contribuir para a formação cidadã. Por fim, defendemos que a Qualidade Social da escola pressupõe a condição de igualdade de ensino e a participação articulada entre os vários envoltos resultando em um bem comum: um ensino de qualidade, no nosso caso um ensino de matemática de qualidade.