Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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JOGO ADIVINHO INDISCRETO: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Sabrine Costa Oliveira, KAYLANE DE SOUZA SANTOS, LAUANDER DOS SANTOS RIBEIRO, PEDRO LUCAS DE SOUZA FERNANDES, MYKAELLY GLASSNER ALCANTARA, CARLOS EDUARDO OLIVEIRA SOARES

Última alteração: 2019-05-16

Resumo


Esse trabalho foi desenvolvido em uma escola pública estadual de ensino fundamental em Cariacica/ES, em que os alunos do 9º ano construíram o jogo Adivinho Indiscreto. A atividade teve por objetivo fixar o conteúdo de potenciação utilizando o jogo Adivinho Indiscreto como recurso didático. Essa experiência foi desenvolvida a luz da investigação matemática, visto que antes da confecção das cartelas do jogo, os alunos foram instigados a descobrir o motivo que conseguimos adivinhar qualquer número pensado por alguém. O desenvolvimento de jogos nas aulas de matemática permite aos alunos uma aprendizagem interessante e divertida, pois não basta ensinar fórmulas e algoritmos, mas é necessário formar alunos capazes de reconhecer essa ciência em seu contexto social e cultural. Assim, os jogos são um recurso cada vez mais viável, dinâmico e prazeroso, na perspectiva de motivar o aluno para o aprendizado da matemática. Jesus e Fini (2001) afirmam que o jogo geralmente apresenta um desafio e uma situação problema onde o aluno precisa solucionar um conflito. São nessas discussões que acontecem o processo de construção dos conceitos, desencadeando a aprendizagem. A utilização de jogos no ensino de Matemática é uma das formas de conduzir o aluno na busca dos conhecimentos, pois ao jogar o aluno vivencia um ambiente em que seu esforço se transforma em aprendizagem, pois “dentro da situação de jogo é impossível uma atitude passiva, aumentando a motivação, fazendo com que os alunos falem Matemática, apresentando um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente aos processos de aprendizagem” (BORIN, 1996, p. 9). Essa atividade proporcionou aos alunos um ambiente de ensino diferenciado daquele em que estão habituados, visto que na investigação matemática o aluno é o protagonista do processo de ensino-aprendizagem e é convidado a debater e discutir os conceitos necessários para a resolução da atividade proposta. Acreditamos que atividades lúdicas e os jogos se apresentam como um importante recurso didático, com formas específicas e características próprias, favoráveis a facilitar o entendimento de muitas estruturas matemáticas existentes de difícil compreensão e que precisa ser inserido juntamente com outros tipos de atividades. De maneira simples e direta revela necessidades e especificidades que, muitas vezes, não são identificadas nas atividades rotineiras. A experiência com o jogo Adivinho Indiscreto contribuiu para que os alunos envolvidos rompessem bloqueios de aprendizado em relação ao conteúdo de potenciação, ao mesmo tempo em que os mesmos participaram de um momento descontraído durante as aulas de matemática.