Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UM MAPEAMENTO DE TRABALHOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM FOCO NO ENSINO DE ÁLGEBRA

Tayrini Vieira Alves, Lauro Chagas e Sá

Última alteração: 2019-05-15

Resumo


No campo da Educação Profissional, a contextualização tem sido vista como uma forma de relacionar a Matemática Escolar e o mundo do trabalho. Nesse contexto, desenvolvemos uma pesquisa com o objetivo de mapear o que motivou os professores que ensinam Matemática a contextualizar esta ciência em aulas de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Nossa análise foi constituída de 4.860 textos publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, evento trienal promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Buscamos, nos anais das edições de 2010, 2013 e 2016, artigos que continham a palavra técnica, técnico e profissional no título ou no corpo do trabalho. Em seguida, fizemos uma pré-análise dos que efetivamente trazem experiências da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Assim, procuramos identificar as metodologias utilizadas, entender as adaptações feitas em sala e investigar como cada docente se apropriou do estudo dos referenciais teóricos do mundo educacional. Como conclusão, percebemos que poucos trabalhos que abordam o campo da álgebra fazem referência ao mundo do trabalho do aluno. Entre os que atingem esse objetivo, observamos dois movimentos: quando se aborda um conteúdo na perspectiva de pré-requisito para a formação específica do curso técnico ou quando desenvolve uma experiência focada diretamente na prática do técnico.