Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

NÚMERO, EDUCAÇÃO INFANTIL E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: VIVÊNCIAS DE UM LICENCIANDO NUM CURSO DE EXTENSÃO

Gilberto de Mello Guerra, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2019-05-28

Resumo


Esse relato traz vivências de um licenciando em Matemática em sua jornada na Iniciação Científica, onde se investiga Situações Desencadeadoras de Aprendizagem no processo ensino-aprendizagem do conceito de Número na Educação Infantil, em acordo com a abordagem da Atividade Orientadora de Ensino e Perspectiva Histórico-Cultural. Como parte das ações, bem como para produção de dados, o licenciando foi inserido num curso de extensão ofertado a professores da rede pública que ensinam Matemática na Educação Infantil. A equipe executora do curso foi formada por pesquisadores doutores, mestrandos e licenciandos, de modo a integrar Pesquisa, Ensino e Extensão. Apresenta-se também a trajetória de sua pesquisa até o presente momento, em que os dados produzidos estão em processo de análise, além de expor os próximos passos para uma próxima pesquisa no mesmo tema.