Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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SURDOS E ACESSIBILIDADE: LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO A PARTIR DA LÓGICA MATEMÁTICA

Janielli de Vargas Fortes, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Marcia Gonçalves de Oliveira, Philipe Domingos

Última alteração: 2019-05-26

Resumo


Este trabalho apresenta a análise de uma aula presencial de lógica ministrada em uma instituição de educação básica que contou com a participação de uma aluna surda. O objetivo da experiência foi o de levantar dados para, posteriormente, produzir materiais assistivos voltados para a EAD que estimulem estudantes surdos no desenvolvimento de habilidades da lógica matemática na prática da programação. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, configurando-se uma pesquisa experimental, e os dados foram obtidos a partir de observações e intervenções realizadas durante a referida aula. Configuram-se como sujeitos da pesquisa: uma aluna surda, a professora regente e dois intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O registro dos dados se deu a partir de gravações em vídeo. Com base no experimento realizado, pode-se afirmar que um planejamento prévio do processo de tradução atrelado às escolhas didático-pedagógicas e a interação contínua com os discentes surdos durante a realização da aula experimental podem fornecer importantes insumos para a produção de recursos pedagógicos.