Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO DE MATEMÁTICA

Caroline da Silva Soares, dilza coco, sandra aparecida fraga

Última alteração: 2019-05-13

Resumo


O relato apresenta dados de uma ação de extensão desenvolvida no ano de 2018, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória. Trata-se de uma ação direcionada a área de formação continuada de professoras da educação infantil com foco em estudos, debates e discussões sobre conceitos matemáticos, dentre eles a noção de número e grandezas e medidas. A ação foi objetivada por meio de um curso semi-presencial, envolvendo 26 professoras cursistas em atividades variadas, totalizando uma carga horária de 80 horas. Destacamos que essas atividades foram organizadas por um grupo de pesquisadores (professores do Ifes, mestrandos do Educimat e licenciandos de matemática) concretizando a relação entre ensino, pesquisa e extensão. Para especificar a estrutura do curso, organizamos atividades na forma de dez encontros presenciais de estudos coletivos (40 horas), atividades independentes de leitura de textos científicos (10 horas), tarefas no ambiente moodle (10 horas) e planejamento e relato de experiência didática sistematizada em sala de aula onde as professoras cursistas atuavam como regentes (20 horas). Os encontros presenciais ocorreram no contexto do laboratório de ensino de matemática (LEM), às terças feiras, no horário de 18 às 22 horas, durante o período de 11/09/2018 a 11/12/2018. Considerando o grande volume de dados gerados nessa ação, o presente relato contempla informações sobre uma das professoras participantes que atuava na rede municipal de educação infantil de Vitória/ES. Esse recorte foi privilegiado em nossas análises devido os dados indicarem influências das ações de estudos realizados no curso de extensão na atividade pedagógica da professora no contexto da unidade de ensino. Assim, temos por objetivo analisar o movimento formativo enunciado pela professora cursista durante o curso de extensão, especialmente em relação ao processo de mudança da abordagem didática de registro de calendário diário com as crianças. Para isso, exploramos dados relacionados ao desenvolvimento do conceito de número quando a professora relata como os estudos coletivos a ajudaram a modificar sua organização didática. As análises tomaram como referência o aporte teórico da perspectiva Histórico Cultural, cujo principal representante foi Vigotski, e da Teoria da Atividade de Leontiev. Tais pressupostos colaboram para a compreensão que o desenvolvimento dos sujeitos, no caso desse relato professoras da educação infantil, dependem de relações sociais e coletivas especialmente de estudos teóricos. Desse modo, notamos que os estudos teóricos desenvolvidos no curso estimularam interações e reflexões entre os sujeitos, constituindo assim espaço social de desenvolvimento pessoal e profissional. As análises sinalizam que as diferentes ações formativas promovidas no curso de extensão estimularam o desenvolvimento de uma nova qualidade do trabalho educativo realizado pela professora investigada, com destaque para os estudos teóricos do conceito de número.

 

Palavras-chave: formação continuada, matemática, educação infantil, ensino, histórico-cultural.