Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

VISUALIZAÇÃO DE POLIEDROS: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO MATERIAIS MANIPULÁVEIS

Alves Paes Paes Alves, Marcia Brandão Santos Cade

Última alteração: 2019-05-14

Resumo


Resumo

No estudo de Geometria Espacial percebe-se que a visualização dos poliedros em 3 dimensões em livros didáticos não é de fácil compreensão pelos estudantes. Diante disso, surgiu a necessidade de proporcionar ao estudante atividades que pudessem explorar a visualização dos poliedros de forma concreta, criando mecanismos para minimizar as dificuldades e facilitando a compreensão de seus conceitos. Assim, foi proposto um trabalho de construção de sólidos geométricos com materiais manipuláveis utilizando palitos de dente e jujubas para explorar a visualização em 3 dimensões dos sólidos, além de alguns conceitos e suas relações. O objetivo desse estudo é analisar a utilização de materiais manipuláveis no ensino de Geometria Espacial a partir de uma experiência vivenciada na terceira série do ensino médio no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral “Aristeu Aguiar”. As atividades foram desenvolvidas com a metodologia de abordagem qualitativa, na qual foram analisados os registros dos estudantes relacionados ao estudo de poliedros por meio de materiais manipuláveis. Os resultados obtidos apontam positivamente para o estudo de poliedros feitos com materiais manipuláveis, bem como esse conteúdo pode ser trabalhado, principalmente, na identificação dos vértices, faces e arestas e na Relação de Euler.