Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Anderson José Silva

Última alteração: 2019-05-16

Resumo


No âmbito escolar, o processo de ensino e aprendizagem perpassa pelo recurso da comunicação. Comunicar-se em sala de aula contribui para que os alunos interajam e aprendam em conjunto, além de possibilitar expressar sentimentos de competência e motivação. A comunicação em sala de aula ocorre por meio de diversos tipos de linguagem. O conhecimento familiar, trazido de casa que é transmitido de gerações em gerações deve ser cultivado na escola, e pode promover-se por meio da linguagem matemática. Trata-se de estudo bibliográfico, fundamentado em Almeida (2014), tendo como aporte teórico Bakhtin (2006), Machado (1989; 2001), Cândido (2001), Zuchi (2004), dentre outros. Com base nesses autores, observa-se que existem conflitos entre a linguagem utilizada no cotidiano escolar e a linguagem matemática, que por vezes deriva do uso de palavras técnicas da própria ciência e que geram ambiguidade ou duplo sentido com as palavras utilizadas no vocabulário fora da sala de aula. O professor tem a possibilidade de diminuir as dificuldades que podem ser geradas, atuando de forma a tornar a matemática mais transparente, transcrevendo-a em uma linguagem acessível aos alunos.

 

Palavras-chave: Comunicação, Linguagem, Símbolos, Matemática.