Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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MOVIMENTO LÓGICO HISTÓRICO DA ÁLGEBRA: UMA SÍNTESE HISTÓRICA E METODOLÓGICA

Thiago Guedes Strassemann, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2019-05-27

Resumo


A partir da perspectiva da teoria histórico-cultural, o presente trabalho tem por objetivo identificar, a partir de um estudo teórico, pressupostos teórico-metodológicos que envolvem o movimento lógico histórico do conceito de álgebra. Situada no contexto de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, na linha de pesquisa de Práticas pedagógicas na educação em Ciências e Matemática,  iniciamos uma busca por investigações acerca do movimento lógico-histórico da álgebra para compreendermos como elas apresentam esta teoria e como desenvolvem uma pesquisa baseada nos pressupostos do materialismo histórico-dialético. Identificamos que algumas se utilizam da Teoria da Atividade de Leontiev e da Atividade Orientadora de Ensino de Moura. O estudo do movimento lógico-histórico dos conceitos permite compreender as necessidades humanas para a sua criação e o seu desenvolvimento, o que amplia a discussão histórica. Num primeiro momento, surge a necessidade de identificar os nexos conceituais que trazem a ideia deste movimento, pois são eles que contribuirão para a apropriação conceitual em sala de aula. Aproximando-se do objeto de ensino da álgebra, destacamos uma análise de artigos científicos oriundos do GEPAPe-FEUSP (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica), em especial os escritos por Moura et al (2010), Moura e Moretti (2003), Moura e Panossian (2014) e Cedro (2004). Buscamos nestes textos alguns conceitos-chave do movimento lógico-histórico da álgebra que evidenciam os nexos conceituais da álgebra, além de compreender como abordam essa temática em Atividade Orientadora de Ensino, e como estruturam as Situações Desencadeadoras de Aprendizagem com alunos e professores da educação básica. Identificamos que os nexos conceituais que constituem o movimento do pensamento algébrico indicados por estes autores são os conceitos de: fluência, número, variável e campo de variação. Os autores ainda propõem uma organização em módulos que destaca aspectos que devem ser trabalhados quando se discute o conceito de álgebra: o movimento das quantidades, que visa propiciar ao estudante a possibilidade de percepção e compreensão do caráter mutável dos aspectos qualitativos e quantitativos da vida; o controle do movimento das quantidades, cujo objetivo é a percepção do estudante acerca da representação das quantidades por meio da linguagem; uma linguagem particular do movimento das quantidades, com o fim de mostrar aos alunos que a linguagem das equações é uma forma particular (específica) de compreender o movimento mais amplo das quantidades. Concluímos que precisamos compreender o movimento lógico histórico do conceito para organizar situações desencadeadoras de ensino que tornem as ações de ensino facilitadoras à apropriação do pensamento teórico por parte dos alunos.