Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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JOGO PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDO DE GRANDEZAS

Fabricia de Jesus da Silva, Luciano Lessa Lorenzoni, Sheila Mara Silva dos Santos

Última alteração: 2019-05-14

Resumo


Os jogos matemáticos são um recurso didático que auxiliam os professores na dinamização de suas aulas e os alunos na construção do conhecimento e na fixação de conteúdos, tornando a matemática mais atrativa. Para que essa construção do conhecimento ocorra é necessário um conhecimento prévio para que os alunos interpretem esse jogo e usem do raciocínio para buscar a melhor estratégia para chegar ao objetivo final, por isso o jogo estimula a curiosidade, o raciocínio lógico, o espírito de investigação, o autoconhecimento e o desenvolvimento da criatividade e da capacidade para resolver problemas. Através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi possível realizar uma observação da turma de sétimo ano da escola X, nas aulas de matemática e assim notar uma maior participação dos alunos em atividades que estimule a competição e o raciocínio. Privilegiamos realizar uma atividade com o objetivo de utilizar o jogo matemático para fixar o conteúdo que eles estavam estudando, por isso foi criado o “Quiz Matemático” que se trata de um jogo de tabuleiro de perguntas e respostas do conteúdo que foi escolhido para trabalhar. Esse jogo foi pensado como uma alternativa lúdica de realizar a fixação e revisão de qualquer conteúdo no qual uma turma estiver estudando, podendo ser até uma alternativa de revisão no final de um semestre ou no final do ano. Nesse relato foi aplicada a atividade direcionada para o conteúdo de grandezas e regra de três. O Quiz Matemático, trata-se de um jogo de tabuleiro com 24 casas divididas em ações, com voltar uma casa, ganhar estrela, e em perguntas que foram classificadas em níveis que variam entre fácil, médio e o difícil. Para diferenciar o nível de cada pergunta foram usadas as cores verde, azul e vermelho, respectivamente. As cartas de perguntas contêm a pergunta, a resposta, uma quantidade de estrelas como pontuação se a pergunta fosse respondida corretamente ou uma consequência para aqueles que não respondessem ou errasse a resposta, vence o jogo aquele que tiver mais estrelas. Concluímos o relato com o entendimento que seu objetivo foi muito bem alcançado, porque todos os alunos que estavam presentes participaram e se envolveram no jogo. Houve uma grande autonomia dos jogadores, mostrando que eles realmente entenderam a dinâmica da atividade e suas regras. Todos os jogadores conseguiram entender qual conteúdo estava sendo abordado nas perguntas e como resolver. Com o uso do jogo, foi possível estabelecer novas formas de interação entre o aluno e o professor, proporcionando um ambiente benéfico para construção do conhecimento e troca de experiência, por isso é importante para o professor sempre buscar alternativas para tornar suas aulas mais dinamizadas.