Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Tatiana Bonomo Sousa

Última alteração: 2019-05-15

Resumo


Este estudo apresenta reflexões de uma experiência vivenciada de uma prática pedagógica com a utilização de jogos de tabuleiro como recurso didático no ensino e aprendizagem da matemática. O trabalho desenvolvido teve por objetivo propiciar aos estudantes uma forma diferenciada de rever definições e conceitos matemáticos a partir da elaboração, construção e aplicação de jogos de tabuleiro. A dinâmica foi realizada com estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Francisca Peixoto Miguel, situada município de Serra/ES. Os jogos possuem situações problemas desenvolvidas pelos estudantes que estimularam o raciocínio lógico, aprimoraram as habilidades matemáticas e complementaram o estudo e aquisição de conteúdos matemáticos. Acredita-se que os estudantes desenvolveram a criatividade, o aumento da concentração, a autoconfiança, a socialização, o trabalho coletivo e a motivação para a aprendizagem da matemática.