Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE LÚDICA: A BALANÇA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU

Carolina das Chagas Ferrarini, Luciano Lessa Lorenzoni, Sheila Mara Silva Santos

Última alteração: 2019-05-25

Resumo


Este artigo descreve a experiência de uma estudante do curso de licenciatura em matemática na aplicação de material didático para a fixação da matéria de equação do primeiro grau através do uso de dinâmica com balança de dois pratos, visando o estudo de uma alternativa lúdica para o ensino, além oferecer significação ao conceito de equilíbrio na equação de maneira palpável e prática ao conteúdo. Foi desenvolvida com alunos do oitavo ano da Escola XXX, que fica em XXX – ES, no ano de 2018 por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Como resultado foi possível identificar que no decorrer da prática houve o engrandecimento no interesse, na euforia perante a atividade e a independência nas resoluções de problemas. Os alunos, em sua maioria, conseguiram compreender melhor os conceitos da matéria, e ao entenderem as relações da brincadeira com conteúdo ficaram entusiasmados com a forma de enxergá-lo, tendo então maior significado e ficando mais fácil apreende-lo. Foi possível com a aplicação da atividade, associar o conteúdo teórico com a prática, como por exemplo, ao relacionar o significado do equilíbrio da balança à igualdade da equação.