Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO FERRAMENTA DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO MATEMÁTICO

Daniela Vieira Sant Ana, Elemilson Barbosa Caçandre

Última alteração: 2019-05-15

Resumo


O trabalho apresentado consiste em um relato de experiência de uma atividade realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio, utilizando o modelo educacional híbrido, que é um novo método que liga tecnologia e educação. O objetivo deste trabalho é conceituar o ensino híbrido, relacionando-o a formação de professores, bem como seus benefícios e, por fim, relatar uma prática em sala de aula pautada nesse modelo educacional. O modelo possui várias vertentes e ferramentas, e dentre elas, foi utilizada a sala de aula invertida, na qual o aluno estuda os conteúdos em casa e pratica em sala de aula atividades, uso o momento para sanar dúvidas e complementar o aprendizado. Neste contexto o professor tem papel de mediador, abrindo discussões com os alunos sobre o conteúdo estudado e direcionando-os a assumirem o papel de protagonista dentro da sala de aula. O relato proporcionou observar as contribuições do modelo para o ensino aprendizagem do aluno e a construção da sua autonomia dentro do conteúdo matemático, mais precisamente, o estudo de gráficos.