Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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UM MATERIAL EDUCATIVO PARA ABORDAGEM DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO A PARTIR DA TABELA NUTRICIONAL DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Ícaro Chiabai, Lauro Chagas e Sá

Última alteração: 2019-05-15

Resumo


Este texto apresenta um relato de uma experiência sobre os processos de planejamento e construção de um material didático sobre Educação Estatística a partir de tabelas nutricionais de alimentos. Sabemos que a Educação Estatística contribui no desenvolvimento da capacidade crítica dos estudantes, garantindo-lhes um exercício pleno de sua cidadania. Nesse contexto, a orientação da alimentação na adolescência, proposta nesse material educativo, pode proporcionar oportunidades de intervenção e medidas de educação em saúde, que poderão levar os estudantes de Ensino Médio a hábitos saudáveis. Analisamos esse processo à luz dos eixos conceitual, pedagógico e comunicacional de Kaplún (2002;  2003). Sobre o processo de produção de um material educativo, Kaplún (2003) destaca que o uso posterior pode, muitas vezes, escapar das intenções iniciais dos criadores. Por esse motivo, é pertinente destacar que nosso material já foi validado em três turmas, uma de nono ano e outras duas de Ensino Médio.