A IMPORTÂNCIA DO DIALOGO NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DOS ESTUDANTES EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ORIENTADO PELA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
Mirelly Katiene Silva Boone, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende, Silvana Cocco Dalvi
Última alteração: 2019-05-18
Resumo
O ensino de matemática em uma abordagem investigativa prioriza ações que contribuir com relações sociais em sala de aula que favoreçam a participação ativa dos estudantes no ambiente de aprendizagem. Inspirado nas ideias de Paulo Freire, Ole Skovsmose associa o desenvolvimento do empoderamento à educação matemática com a finalidade de promover a formação para a cidadania crítica. Nesse contexto, o estudo tem por objetivo analisar os diálogos produzidos em um ambiente de aprendizagem orientado pela Educação Matemática Crítica com vistas ao desenvolvimento do processo de empoderamento dos estudantes de Matemática nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, evidenciou-se o Modelo-CI composto por elementos que indicam a qualidade da comunicação estabelecida entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Com base nesses elementos, os diálogos gravados em áudio, durante a realização de uma prática pedagógica orientada pela Educação Matemática Crítica, foram analisados de forma a ressaltar a presença dos elementos que compõem o Modelo-CI. A análise dos trechos dos diálogos produzidos mostra o desenvolvimento do pensamento e da consciência crítica, consequentemente, demonstra-se o desenvolvimento do processo de empoderamento dos estudantes.