FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO
Última alteração: 2019-05-14
Resumo
Este trabalho apresenta recorte de dados de uma ação de formação docente realizada no segundo semestre de 2018, no Ifes, por meio de um curso de extensão. Tal ação, desenvolvida com 26 professoras da educação infantil da rede pública de ensino capixaba, que atuavam em turmas com crianças de 4 e 5 anos, explorou conhecimentos sobre número, geometria e grandezas e medidas. O curso foi organizado com base em proposições da perspectiva Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade de Leontiev e do conceito de Atividade Orientadora de Ensino de Moura. Esse aporte teórico metodológico compreende a formação docente como um fenômeno em movimento, que se altera constantemente. As análises dos dados apontam indícios que as ações formativas contribuíram para modificar compreensões das participantes sobre o ensino da matemática na infância.