ENSINO DE OPERAÇÃO DE ADIÇÃO: UMA PRÁTICA PARA INCLUSÃO PARA AUTISTAS
Última alteração: 2019-05-23
Resumo
O presente artigo tem como finalidade apresentar resultados parciais em compreender e pesquisar o ensino de operação de adição para o ensino e aprendizagem para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta pesquisa, que está em andamento, teve como precursor o professor XXX, através da disciplina XXX, do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal XXX. Buscando ter êxito através da mediação pedagógica como processo de significação e intenção da apropriação e desenvolvimento cultural do sujeito. Por isso, escolhemos a perspectiva histórico-cultural, pois tem distinção por conceituar que o desenvolvimento humano se dá em um processo de desenvolvimento cultural, em uma dialética entre o biológico e o social. Com isso, o objeto de estudo se constitui e se desenvolve nas condições concretas de vida, a partir das relações e interações que lhes são propiciadas nos processos mediados. A metodologia se trata de uma pesquisa qualitativa de caráter de revisão bibliográfica cujas fontes de pesquisas foram livros, sites e artigos científicos antigos e atuais. Apesar das pesquisas terem crescido sobre a inclusão do autismo, ainda há uma escassez de pesquisas correlacionando com o ensino de operações matemáticas com as mesmas.
Palavras-chave: Transtorno Espectro Autista (TEA); operação de adição; perspectiva histórico-cultural.