Papers
USO DO CELULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II: APLICATIVO “GEOEXPERT LITE” COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA | |
George Bassul Areias, Isaura Alcina Martins Nobre, Marize Lyra Silva Passos |
GÊNERO TEXTUAL EM SALA DE AULA: O CASO DO MEME | |
Wemerson Simoes |
REPENSANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES ACERCA DE TEORIA E PRÁTICA | |
Juliana Salvador, Silvana Cocco Dalvi, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO USO DA PLATAFORMA EDMODO | |
Eliana Santos da Silva Souza |
UMA PROPOSTA DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPOWERMENT A PARTIR DAS IDEIAS DE PAULO FREIRE E OLE SKOVSMOSE | |
Mirelly Katiene Silva Boone, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira Rezende |
ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS E DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MAL ESTRUTURADOS | |
Julia Luch dos Santos, Maria Alice Veiga Ferrreira de Souza |
A VISÃO DOS ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SOBRE A DISCIPLINA INFORMÁTICA APLICADA: IMPORTÂNCIA E EFETIVIDADE | |
Fabiana Vieira Felberg, Marize Lyra Silva Passos, Isaura Alcina Martins Nobre |
A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NO USO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO APOIO AO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Rute Léia Silveira Amorim, Marize Lyra Silva Passos, Isaura Alcina Martins Nobre |
A UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES VLIBRAS E HAND TALK NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM UMA ESCOLA REGULAR | |
Michele Silva da Mata Caetano, Marize Lyra Silva Passos |
MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO EM AMPLOS OLHARES: | |
MARCELO CALDERARI MIGUEL |
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS NO PARQUE ECOLÓGICO E CULTURAL CORNÉLIO PIRES | |
MARCELO CALDERARI MIGUEL |
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, HISTÓRIA E MUSEOLOGIA: NOVOS OLHARES, DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE A TEMÁTICA DA CULTURA E IDENTIDADE AFRODESCENDENTE. | |
Ana Gláucia Oliveira Motta |
GRAMATICANDO: JOGO EDUCACIONAL PARA APOIO AO APRENDIZADO DE CLASSES GRAMATICAIS | |
Igor Belo, Pedro Henrique Lecchi Braga, Isaura Nobre, Wagner Kirnse Caldas |
MAREMOTO: JOGO EDUCACIONAL PARA APOIO AO APRENDIZADO DA ESCRITA DE PALAVRAS | |
Lucas Caetano Possatti, Thanner Soares Silva, Hanna Tátila Sousa, Maria Madalena Marques, Isaura Nobre, Wagner Kirmse Caldas |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA ÁLGEBRA POR MEIO DE ATIVIDADES COM EQUAÇÕES DIOFANTINAS, PADRÕES E GENERALIZAÇÕES | |
Tatiana Bonomo Sousa, Nelson Victor Lousada Cade, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INTEGRADOR SOCIAL PARA A POPULAÇÃO JOVEM DO MUNICÍPIO DE PASTOS BONS NO ESTADO DO MARANHÃO | |
Gustavo de Oliveira Andrade, Sérgio Adriany Santos Moreira, João Batista Bandeira Silva |
TECNOLOGIAS DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM CURSOS DE ENGENHARIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA | |
valdimir Alves teixeira |
A FORMAÇÃO EM HISTÓRIA DO ESPÍRITO SANTO E HISTÓRIA LOCAL: DESAFIOS E CARÊNCIAS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA E CONTINUADA | |
Laryssa da Silva Machado |
INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
Isidorio Nascimento Simões |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, REDES DE PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA | |
FERNANDA BINDACO DA SILVA ASTORI, SILVANA VENTORIM |
COMPREENSÃO E DESEMPENHO NA INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS MAL ESTRUTURADOS | |
Pedro Henrique de Souza Abreu, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
INCLUSÃO DE ALUNO COM SURDEZ NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DO INTÉRPRETE DE LIBRAS | |
Fabianna Santana Moço |
O OLHAR DOS VISITANTES NA MELHORIA | |
MARCELO CALDERARI MIGUEL |
DISTINGUINDO ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO E ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL | |
Welington Batista dos Anjos, Paulo Cesar da Silva Passamai, Juliana Casotto Pirchiner, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
SABERES TRADICIONAIS DOS GUARANI: UMA POSSIBLIDADE DE (RE)PENSAR AS RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS | |
Welington Batista dos Anjos, Vasty Veruska Rodrigues Ferraz, Ligia Arantes Sad |
DIÁLOGO ENTRE OS SABERES E FAZERES POPULARES COM O SABER CIENTÍFICO A PARTIR DA PRODUÇÃO DE SABÃO DO ÓLEO VEGETAL | |
Juliana Casotto Pirchiner, Sirlene Dias Araújo, Paulo Cesar da Silva Passamai, Evandro Ribeiro Chagas |
O SIGNIFICADO MEDIDA E A HISTÓRIA DO CONCEITO DE FRAÇÕES EM FORMAÇÃO DOCENTE | |
Aparecida Ferreira Lopes, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
EDUCAÇÃO NA CIDADE: O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DA CIDADE DE VITÓRIA EM DEBATE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Patrícia Guimarães Pinto, Priscila de Souza Chisté Leite |
DOMINÓ MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS À LUZ DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS | |
Rafael Barbosa, Danielli Sondermann, Isaura Nobre |
POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM DE COMPRIMENTOS E ÁREAS COM O USO DO SOFTWARE SKETCHUP | |
Rafael Barbosa, Danielli Sondermann, Isaura Nobre |
DIÁLOGOS ENTRE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL MEDIADOS POR TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS | |
Raíza Santana, Vilma Reis Terra, Sidnei Quezada Meireles Leite |
ABORDANDO OS EFEITOS NOCIVOS DAS DROGAS NO CORPO HUMANO POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS | |
João Paulo Petri Assunção, Vilma Reis Terra, Mirian do Amaral Jonis Silva |
OBSERVATÓRIO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: O USO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DA SERRA | |
Noeme Nascimento Martins, Rutinelli da Penha Fávero |
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO NO ENSINO COMUM | |
Emilene Coco Santos, Yvina Pavan Baldo, Danielli Veiga Carneiro Sondermann |
A INTERAÇÃO DIALÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DO FÓRUM DE DISCUSSÃO NO CURSO DE LETRAS DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | |
Letícia Queiroz de Carvalho |
CONCEITO DE POLÍGONO E SUAS POSSIBILIDADES DE DEFINIÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO | |
Gilson Abdala Prata Filho, Tamiris Moura Neves, Ligia Arantes Sad, Sandra Aparecida Fraga |
INTERFACE ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DO TEOREMA DE PITÁGORAS | |
Gilson Abdala Prata Filho, Ligia Arantes Sad |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE | |
Lília Alves Gomes |
EDUCAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE EAD: UMA ANÁLISE SOBRE O PAPEL DO CEFOR/ IFES | |
Renato Pereira Aurélio, Carlos Augusto Lessa Rangel |
USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO DEFICIENTE DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE VILA VELHA - ES | |
Renato Pereira Aurélio, Mirelli Correa da Silva |
DIÁLOGOS ENTRE PIERRE BOURDIEU E ANÍSIO TEIXEIRA: O CENSO-DISSENSO-SENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR | |
Pedro Antônio Martins de souza |
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE UMA AULA BASEADA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM CARACTERÍSTICAS DE LESSON STUDY | |
Vanessa Ribeiro Gaigher, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
AÇÕES E RECOMENDAÇÕES DE TUTORIA AFETIVA PARA CURSOS DE PROGRAMAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Helen França Medeiros, Monica Ferreira Silva Lopes, Marcia Gonçalves de Oliveira, Mariella Berger Andrade |
PROJETO ARTES, TECNOLOGIAS E ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO: JOGOS OLÍMPICOS NO BRASIL | |
Anna Maria Saibel, Mariella Berger Andrade, Cleimar Bertazo Oliveira |
O PARQUE MOSCOSO COMO ESPAÇO-MEMÓRIA DA CIDADE DE VITÓRIA: TRABALHANDO COM LEITURA DE IMAGENS | |
Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA: DELINEANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE | |
Silvana Cocco Dalvi, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
A HISTÓRIA DAS COISAS: RELEITURAS VISUAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA DISCUSSÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL | |
Gisele Regiani Almeida |
EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS | |
Gabriel Silva Nascimento |
ENSINANDO PRÉ-HISTÓRIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM PASSEIO AO SAMBAQUI | |
Pedro Carlos de Oliveira Alves, Rodrigo Simão Miranda, Carlos Roberto Pires Campos |
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO COMPLEX NO ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS PARA O CURSO DE ELETROMECÂNICA VIA SITUAÇÃO DIDÁTICA | |
Nilson Alves Silva |
BLACK BOX – CAIXA PARA VERIFICAR AUTENTICIDADE DE CÉDULAS E DOCUMENTOS | |
Jamilli Ricarto Ferreira, Jean Clingens Françosa Passos |
REPENSANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES ACERCA DE TEORIA E PRÁTICA | |
Silvana Cocco Dalvi, Juliana Salvador, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA | |
Marcelo Henrique souza |
LOURENÇO FILHO E A SUA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL (1947-1950): DISCURSOS E PRÁTICAS CIVILIZADORAS | |
Deane Monteiro Vieira Costa |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ARTICULANDO ALFABETIZAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS | |
Patricia Vidigal Bendinelli |
ANÁLISE DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NUMA PENITENCIÁRIA FEMININA DO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES | |
Antônio Eugenio Sousa Alencar |
SEQUENCIA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL SOBRE BIOTECNOLOGIA: INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM UM CURSO SEMIPRESENCIAL DE APERFEIÇAMENTO PARA PROFESSORES DA EJA | |
Kleber Roldi, Manuella Villar Amado, Alex Jordane de Oliveira |
PRESENÇA INDÍGENA EM ARACRUZ: RESGATE E MÉMORIA DE UM POVO TUPINIQUIM | |
Adriana Recla, Arismar Manéia |
O POTENCIAL PEDAGÓGICO DA TEMÁTICA DIA DO ÍNDIO NA ESCOLA DE CIÊNCIA, BIOLOGIA E HISTÓRIA: ANÁLISE DOS EIXOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
JÚLIA Peterle Pereira, Jéssica Adriane de Souza Bodevan, Verônica Rozário Vasconcelos, Savana Freitas Nunes, Marina Cadete da Penha Dias, Manuella Villar Amado |
ENCONTROS PRESENCIAIS DOS CURSOS TÉCNICOS PROFUNCIONÁRIO NA PERCEPÇÃO DOS TUTORES | |
Alexsandra Gomes Biral Stauffer, Jonadable Alves Palmeira |
Poster
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: IDENTIFICAÇÃO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NA BASE DE DADOS CAPES NO ANO 2016 | |
Janaina Aparecida Calefi Zanette |
COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Liliane da Silva Costa |
O uso dos recursos tecnológicos como apoio no processo de ensino e aprendizagem | |
Thuany Ramos Lopes Zambon |
XADREZ VIRTUAL E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS | |
Adenildes Temoteo de Vasco Tech, Fabiana Chagas de Andrade |
PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: A PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES A PARTIR DE PROJETOS COLABORATIVOS | |
Aline Paula Nunes, Mirian do Amaral Jonis Silva |
Este trabalho está sob a licença Licença Creative Commons Attribution 3.0.