Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O SIGNIFICADO MEDIDA E A HISTÓRIA DO CONCEITO DE FRAÇÕES EM FORMAÇÃO DOCENTE

Aparecida Ferreira Lopes, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


Este trabalho propõe analisar um episódio de formação continuada que envolveu um problema lógico-histórico do conceito de frações em seu significado medida.Faz parte de um mestrado profissional na linha de formação de professores. Investigamos o processo de formação e suas influências em apropriações do conhecimento de frações e narrativas de práticas de professores dos anos iniciais. O conteúdo de frações, como representação de número racional, nem sempre é abordado de maneira adequada. Realizamospesquisa qualitativatipo intervenção que age intencionalmente partindo de uma problemática, essa orientação metodológica possibilita aos pesquisadores mudança de uma prática para desenvolver outra mais eficiente, que poderá ser entendida como uma ferramenta para enfrentar problema de aprendizagem.Discutimos conceitos e práticas pedagógicas sobre frações a partir da perspectiva Histórico-Cultural. Os dados da pesquisa foram produzidos no desenvolvimento de um curso de extensão com 22 professores dos Anos Iniciais de escolas públicas selecionados após edital público. Nele estudamos o processo de apropriação do conhecimento de frações e seus significados resolvendo, aplicando, discutindo problemas organizados, planejados, instrumentalizados. Produzimos filmagens, imagens, áudios, relatos escritos e questionários. Os professores tiveram oportunidade de refletirem sobre o significado de medida e conhecer um problema lógico-histórico deste conceito.


Texto completo: PDF