UMA PROPOSTA DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPOWERMENT A PARTIR DAS IDEIAS DE PAULO FREIRE E OLE SKOVSMOSE
Mirelly Katiene Silva Boone, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira Rezende
Última alteração: 2017-08-22
Resumo
O complexo contexto social em que vivemos requer o desenvolvimento de uma prática educativa para além do conteúdo. Ole Skovsmose inspira-se nas ideias de Paulo Freire e associa o desenvolvimento do empowerment à educação matemática com a finalidade de promover a formação para a cidadania crítica. Este estudo adota os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo, conforme Bardin (1977). Neste contexto, busca-se caracterizar o processo de desenvolvimento do empowerment associado à prática educativa a partir das análises do curso “Da Astrologia à Astronomia”, descrito por Freire (1986), e do Projeto Energia, descrito por Skovsmose (2014). A partir do processo de caracterização, conclui-se que o desenvolvimento do empowerment associado à perspectiva da educação matemática crítica trata-se da proposição de uma prática educativa que apresente a experiência dos estudantes como ponto de partida, a pesquisa da realidade e a leitura e interpretação de situações sociopolíticas como fonte de conhecimento e poder que por sua vez permitem a ampliação dos horizontes. Além disso, aborde os conhecimentos matemáticos, as formas de aplicação da matemática e as reflexões acerca do uso da matemática e da avaliação de suas consequências. Espera-se com essa prática melhorar o desempenho e a autoestima dos estudantes levando-os a compreender o mecanismo de funcionamento da sociedade e fomentar a sua participação no processo de transformação da mesma.
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