INCLUSÃO DE ALUNO COM SURDEZ NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DO INTÉRPRETE DE LIBRAS
Última alteração: 2017-08-31
Resumo
Resumo:
Esse trabalho apresenta questões acerca da atuação do intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS, em aulas de Educação Física, com educando surdo, nos anos iniciais do ensino fundamental e que ainda não possui um domínio da Linguagem de Sinais do contexto escolar. Utilizou-se de produções elaboradas por Lacerda (2008, 2010 e 2013) e aportes legais. Metodologicamente, a estruturação do trabalho deu-se pela pesquisa, planejamento e elaboração de atividades para educação física escolar inclusiva para aluno surdo, com observação, registro e análise sobre participação de aluno com Deficiência Auditiva (D.A) nas aulas de Educação Física, sob atuação/ orientação do intérprete de LIBRAS. Ao proporcionar a mediação da comunicação com o educando surdo, tendo a língua de sinais como requisito primordial no processo de ensino-aprendizagem, o intérprete de LIBRAS favorece a inclusão do aluno surdo nas aulas de educação física.
Palavras-chaves: surdez, educação física e intérprete de LIBRAS.
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