Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DOMINÓ MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS À LUZ DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS

Rafael Barbosa, Danielli Sondermann, Isaura Nobre

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


Este relato apresenta uma proposta de um jogo, denominado ‘Dominó Matemático’, como recurso educacional para aprendizagem de Números Racionais. Foi planejado e construído no decorrer da disciplina de 'Prática de Ensino Supervisionado em Educação em Ciências e Matemática' do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória - ES, baseado no tradicional jogo de dominó com 28 peças. O jogo tem como objetivo de avaliar a aprendizagem do conceito dos números racionais por meio de suas múltiplas representações, como por exemplo: proposicional, fracionária, decimal e gráfica.  Para validação do jogo, foram observados os diálogos emersos durante sua aplicação e analisadas as respostas dadas a um questionário para verificar a opinião dos alunos em relação à proposta. A validação ocorreu em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Vila Velha, ES. A coleta e análise dos dados, por meio da observação participante e questionário, culminaram em resultados que apontaram em uma boa avaliação do jogo em sala de aula pelos alunos, levando a um maior engajamento no processo de ensino e aprendizagem.


Texto completo: PDF