Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE

Lília Alves Gomes

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


Este artigo objetiva a apresentar uma discussão sobre os desafios da formação e da atuação do professor na contemporaneidade, com ênfase na educação inclusiva. Primeiramente, realiza-se uma abordagem sobre as questões atinentes aos processos formativos na conjuntura contemporânea, considerando-se o caráter histórico do ser humano. Posteriormente, são discutidos alguns desafios da formação docente e, consequentemente, da sua prática, tendo por base o papel da universidade, no que tange à reorientação curricular, de modo que teoria e prática possam caminhar juntas. Em seguida, abordam-se aspectos relacionados, especificamente, à formação do educador no contexto da educação inclusiva, tendo em vista a universalização do acesso à educação e a convivência com a pluralidade no ambiente escolar. Utilizando-se uma metodologia qualitativa e bibliográfica, buscou-se realizar a análise e discussão dos postulados teóricos apresentados, os quais apontam para a necessidade de adoção de uma formação mais abrangente para os professores, em que o currículo possa agregar teoria e prática, com vistas à adoção de uma postura mais inclusiva na escola.

 

Palavras-chave: Formação de professores; Formação continuada; Inclusão.


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