Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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EDUCAÇÃO NA CIDADE: O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DA CIDADE DE VITÓRIA EM DEBATE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Patrícia Guimarães Pinto, Priscila de Souza Chisté Leite

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


Este artigo apresenta pesquisa em andamento realizada no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo. Esse estudo busca compreender o processo de modernização de Vitória, capital do Espírito Santo e também propor elaboração de material educativo que fomente reflexão e práticas educativas sobre a história urbana dessa cidade. A investigação utiliza como aporte metodológico a pesquisa intervenção com ações colaborativas de Freitas e Ibiapina e dialoga com autores que abordam a cidade de forma crítica, tais como Lefebvre, Harvey e Gadotti, além de estudiosos da história de Vitória como Ferreira, Klug, Campos Jr, Siqueira, Schutz-Foerste, entre outros. Busca por meio da Pedagogia Histórico-Crítica favorecer a mediação do saber sistematizado por meio da elaboração de materiais educativos e de formação de professores da educação básica composta por encontros teóricos e visitas a espaços da cidade de Vitória.

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