CONCEITO DE POLÍGONO E SUAS POSSIBILIDADES DE DEFINIÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Gilson Abdala Prata Filho, Tamiris Moura Neves, Ligia Arantes Sad, Sandra Aparecida Fraga
Última alteração: 2017-08-31
Resumo
Este trabalho teve por objetivo discutir diferentes definições de Polígono trabalhadas num grupo de professores mestrandos em formação continuada, do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo. Sabemos que a Geometria tem papel fundamental no currículo e possibilita o desenvolvimento de um pensamento particular na compreensão, descrição e representação do mundo em que vivemos (BRASIL, 1998). A fim de identificarmos como tem sido aplicada a definição de Polígonos, realizamos algumas atividades e analisamos as definições de polígonos apresentadas por professores mestrandos de matemática. As discussões levantadas durante a realização do seminário com grupo de professores mestrandos, juntamente com os livros didáticos que esses professores mestrandos de matemática usam, serviram como fonte de dados para este trabalho. Ressaltamos a importância da verdadeira natureza das definições para o ensino de geometria e o modo como deve ser abordado no ensino básico.
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