Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA: DELINEANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE

Silvana Cocco Dalvi, Oscar Luiz Teixeira de Rezende

Última alteração: 2017-09-12

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo discutir as contribuições que a metodologia da modelagem matemática na perspectiva sociocrítica proporciona ao desenvolvimento do estudante. Trata-se de uma pesquisa de mestrado de cunho qualitativa. Desenvolveu-se com alunos do 8ª do ensino fundamental de uma escola municipal localizada em Castelo. Os instrumentos para a produção de dados foram o diário de bordo do pesquisador e dos alunos, as produções textuais e gravações em áudio e vídeo. As análises preliminares revelam que a modelagem matemática na perspectiva sociocrítica proporciona desenvolver no estudante uma competência crítica sobre a realidade em que está inserido, permite uma maior participação nas aulas e estimula sua criatividade e autonomia. Essa metodologia é uma possibilidade para o ensino da matemática numa sociedade repleta de modelos matemáticos cada vez mais tecnológica. 

Palavras-chave: Educação matemática; Modelagem sociocritica; Desenvolvimento do estudante

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