MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA: DELINEANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE
Última alteração: 2017-09-12
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir as contribuições que a metodologia da modelagem matemática na perspectiva sociocrítica proporciona ao desenvolvimento do estudante. Trata-se de uma pesquisa de mestrado de cunho qualitativa. Desenvolveu-se com alunos do 8ª do ensino fundamental de uma escola municipal localizada em Castelo. Os instrumentos para a produção de dados foram o diário de bordo do pesquisador e dos alunos, as produções textuais e gravações em áudio e vídeo. As análises preliminares revelam que a modelagem matemática na perspectiva sociocrítica proporciona desenvolver no estudante uma competência crítica sobre a realidade em que está inserido, permite uma maior participação nas aulas e estimula sua criatividade e autonomia. Essa metodologia é uma possibilidade para o ensino da matemática numa sociedade repleta de modelos matemáticos cada vez mais tecnológica.
Palavras-chave: Educação matemática; Modelagem sociocritica; Desenvolvimento do estudanteTexto completo: PDF