Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA

Marcelo Henrique souza

Última alteração: 2017-09-06

Resumo


O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) seja em qual área for é um mecanismo de aperfeiçoamento e encurtamento de distâncias entre o real e o imaginário. Dentro da educação, podemos colocar como educomunicação atendendo o ciberespaço que vai entrelaçar a cibercultura de determina sociedade, que no caso desse artigo são as Escolas Estaduais do Sul do Espírito Santo. Tendo esse trabalho como objetivo geral: apresentar qual o entendimento do corpo docente a respeito das TICs e seu posicionamento a respeito da mesma. E como objetivos específicos: analisar os espaços físicos e materiais tecnológicos disponíveis nas escolas; diagnosticar a prática das TICs pelos educadores; verificar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas estaduais mencionadas no que se refere às TICs; e fomentar a questão transdisciplinar dentro do ciberespaço. Utilizou como metodologia a forma quali-quantitativa, aplicou-se um questionário semi-estruturado no corpo docente como fonte direta de coleta de dados. Pode perceber que nem todos os professores estão interagidos com as TICs, que as escolas contam com boa infraestrutura, pouco se sabe sobre o PPP e que a minoria já trabalhou com o tema ciberespaço em suas aulas. Assim, as escolas devem buscar parcerias com a Secretaria Estadual de Educação (SEDU) e a Superintendência Regional de Ensino (SRE) a respeito de qualificação e estímulo para que mais professores utilizem as TICs, reestruturar o PPP no que se refere às TICs para que ocorra a transdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento. Portanto, uma educação de qualidade não deve ficar isolada das novidades da hipermídia.


Texto completo: PDF