Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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LOURENÇO FILHO E A SUA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL (1947-1950): DISCURSOS E PRÁTICAS CIVILIZADORAS

Deane Monteiro Vieira Costa

Última alteração: 2017-09-12

Resumo


Este trabalho é resultado de pesquisa que teve por finalidade investigar, numa perspectiva histórica, a direção geral exercida pelo professor Manoel Bergström Lourenço Filho, da primeira iniciativa governamental de educação de adolescentes e adultos nas áreas rurais e urbanas no Brasil, a partir de 1947, intitulada de Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAAA). Para isso, trabalhamos com um livro que circulou entre 1947 a 1963, qual seja: Fundamentos e metodologia do ensino supletivo, foi resultado do envolvimento direto de Lourenço Filho e de outros especialistas, como o professor Joaquim Elydio da Silveira. Defendemos que a proposição da alfabetização da CEAA coadunava-se com o discurso civilizador brasileiro já em andamento, desde o século XIX, que identificava as políticas de alfabetização como um campo de ação da organização sanitária moderna.PALAVRAS-CHAVE: Lourenço Filho; Educação de Adolescentes e Adultos; Processo civilizador.

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