A UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES VLIBRAS E HAND TALK NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM UMA ESCOLA REGULAR
Michele Silva da Mata Caetano, Marize Lyra Silva Passos
Última alteração: 2017-09-05
Resumo
Atualmente as pessoas com necessidades especiais estão sendo inseridas noensino regular e torna-se importante entender como este processo se deu paraque as escolas tenham a base essencial para receber estes alunos e oferecerassim um ensino de qualidade. Entre os diversos tipos de necessidadesespeciais tem-se a surdez que é uma condição na qual o individuo é incapazde desenvolver sua fala por não conseguir desenvolver sua audição. Dessaforma as escolas devem estar preparadas para fornecer a educação bilíngüe –Língua Portuguesa/Libras e para dar apoio a esta tarefa. Este trabalho analisaas contribuições que os aplicativos Vlibras e Hand Talk podem dar ao processoensino-aprendizagem de crianças com deficiências auditivas. Esta foi umapesquisa de cunho misto, aplicada e de cunho exploratória e descritivarealizada na escola Alba Lília Castelo Miguel, localizada em no município daSerra, estado do Espírito Santo. Ela foi dividida em três etapas: levantamentoinicial com a escola, proposta de uso dos aplicativos Vlibras e Hand Talk naescola e avaliação da proposta. Ao final deste trabalho verificou-se que osaplicativos utilizados geraram resultados positivos no processo de inclusão econstrução do conhecimento dos estudantes.
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