Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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XADREZ VIRTUAL E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS

Adenildes Temoteo de Vasco Tech, Fabiana Chagas de Andrade

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


Este artigo é um recorte do trabalho de conclusão da pós-graduação do curso de Tecnologias Educacionais do Instituto Federal do Espírito Santo. Compreendendo a escola como um espaço para aliar as tecnologias à educação, especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental, buscamos favorecer a aprendizagem das operações matemáticas de maneira lúdica com o jogo de xadrez no computador e atividades com elementos de gamificação. A pesquisa buscou compreender de que maneira tais recursos podem ser utilizados no 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Serra/ ES. Para romper com o paradigma das aulas expositivas, e observando que muitos discentes demonstravam dificuldades em matemática, durante três meses foram realizadas aulas de xadrez na sala de informática com a professora-pesquisadora e o professor de Educação Física, o que culminou em uma sequência de atividades gamificadas com base no jogo para o ensino das operações matemáticas. Ao longo das aulas, foram registrados relatos de observação. Os resultados observados foram que a gamificação e o xadrez virtual melhoraram a concentração, a motivação discente e a aprendizagem das operações matemáticas.

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