Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO NO ENSINO COMUM

Emilene Coco Santos, Yvina Pavan Baldo, Danielli Veiga Carneiro Sondermann

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


Estamos diante de um avanço tecnológico na sociedade e a educação de certa forma acompanha esse movimento. Nosso objetivo foi analisar como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno com autismo no ensino comum no município de Serra. Por meio de uma pesquisa qualitativa, com uso de um questionário online, realizamos um levantamento sobre a proposta de trabalho dos professores de informática educativa. Observou-se que os professores participantes da pesquisa consideram importante o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas no laboratório de informática, na sala regular ou qualquer outro espaço na escola. Os professores que afirmaram ter alunos com autismo nas turmas em que trabalham usam o computador, jogos, softwares, internet, datashow, dentre outros recursos e nem sempre consideram necessário fazer adaptações das atividades para tais alunos. As principais contribuições apontadas sobre o uso das TIC foram ligadas à possibilidade de interação como grupo, melhoria na atenção e coordenação motora, além de ajudar na apropriação da linguagem escrita.

 

Palavras-chave: Autismo; Tecnologia de informação e comunicação; Aprendizagem e desenvolvimento


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