Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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AÇÕES E RECOMENDAÇÕES DE TUTORIA AFETIVA PARA CURSOS DE PROGRAMAÇÃO A DISTÂNCIA

Helen França Medeiros, Monica Ferreira Silva Lopes, Marcia Gonçalves de Oliveira, Mariella Berger Andrade

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


A programação de computadores é considerada um conhecimento difícil de aprender e de ensinar, uma vez que o desenvolvimento de programas é uma prática que envolve a combinação de várias habilidades para elaborar sequências lógicas em linguagem formal com a finalidade de resolver problemas por meio de computadores. Na Educação a Distância, as dificuldades de aprender e ensinar programação ampliam-se quando as ações de mediação do processo de aprendizagem não vencem a distância transacional, que representa as dificuldades de comunicação entre tutores e alunos decorrentes da distância física. Com o objetivo de promover uma tutoria mais afetiva e eficaz em cursos de programação a distância, este trabalho apresenta relatos de experiências e recomendações que podem ser utilizadas como referências para tutores melhor assistirem o processo de aprendizagem de estudantes de programação em ambientes virtuais


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