Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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DIÁLOGOS ENTRE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL MEDIADOS POR TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS

Raíza Santana, Vilma Reis Terra, Sidnei Quezada Meireles Leite

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


Os espaços de educação não formal atuam como potenciais agentes de promoção da divulgação científica, uma vez que tratam de aspectos e temas relativos à ciência, de forma interdisciplinar e contextualizada, permitindo uma aprendizagem significativa. Aliar essa abordagem à uma prática escolar no ensino de ciências, a partir de questões sociocientíficas, pode auxiliar no desenvolvimento de intervenções pedagógicas inovadoras. Desta forma, esse trabalho teve como objetivo investigar as potencialidades pedagógicas da articulação entre espaços de educação formal e não formal no ensino de ciências, por meio da abordagem de temas sociocientíficos. Tratou-se de uma revisão de literatura, descritiva e qualitativa, realizada através de pesquisa em diferentes fontes de consulta nos bancos de dados on-line. Pode-se concluir que essa prática pedagógica torna possível aproximar conteúdos de ciências naturais articulados às questões históricas, culturais e locais, além de oportunizar o desenvolvimento da cidadania crítica dos estudantes, em prol de uma prática social. 


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