Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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SEQUENCIA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL SOBRE BIOTECNOLOGIA: INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM UM CURSO SEMIPRESENCIAL DE APERFEIÇAMENTO PARA PROFESSORES DA EJA

Kleber Roldi, Manuella Villar Amado, Alex Jordane de Oliveira

Última alteração: 2017-09-11

Resumo


O presente trabalho apresenta uma sequência didática (SD) sobre Biotecnologia aplicada na disciplina “Debates Conceituais em Ciências na Educação de Jovens e Adultos”, em um curso semipresencial de aperfeiçoamento para profissionais da educação básica do Estado do Espírito Santo. O curso foi oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), no segundo semestre de 2014 e teve por público alvo professores das redes públicas de ensino do Estado, que atuam ou pretendem atuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A SD foi baseada nos três momentos pedagógicos propostos por Guimarães e Giordan (2011): A problematização (Pr), a organização do conhecimento (OC) e a aplicação do conhecimento (AC). Desenvolvemos duas atividades práticas: 1- construção do DNA de jujuba; e 2 – extração do DNA do morango. Adotamos uma abordagem sociocultural do processo de ensino-aprendizagem, onde o aluno tem papel ativo da construção do seu conhecimento. Os resultados nos levam a acreditar que os cursistas foram capazes de perceber a importância de planejar atividades diferenciadas numa perspectiva mais sociocultural, com multiplicidade de práticas pedagógicas, como atividades práticas/investigativas, dinâmicas reflexivas de aspectos éticos, visando estimular a visão crítica sobre os conteúdos conceituais e motivando-os no difícil dia a dia da EJA.


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