Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO COMPLEX NO ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS PARA O CURSO DE ELETROMECÂNICA VIA SITUAÇÃO DIDÁTICA

Nilson Alves Silva

Última alteração: 2017-09-06

Resumo


A motivação para o desenvolvimento desse trabalho surgiu em meio aos debates no Grupo de Estudo e Pesquisa em Modelagem Matemática e Educação Estatística. Surgiu da oportunidade de se elaborar um instrumento e investigar seu potencial didático por meio de uma situação didática que promova o ensino de números complexos visando favorecer a aprendizagem em eletricidade. Geralmente, como alternativa, alguns professores recorrem ao uso da calculadora científica que já transformam as coordenadas retangulares dos números complexos em valores descritos na forma de um vetor com um ângulo, ou seja, a forma polar. O uso da calculadora assim empregada promove uma mecanização da aprendizagem não desejável, sobretudo porque os alunos, em geral, não atingem estágios desejados de compreensão para futura utilização em contextos outros.  Este artigo se limitará a uma fragmento da pesquisa  e tem como objetivo mostrar a construção e utilização de um Instrumento Didático (Complex) para a produção de significados de Números Complexos pela metodologia da Situação Didática e que aborde conceitos básicos de Eletricidade por alunos do curso técnico de Eletromecânica. Como resultado de um piloto feito em sala de aula, pode-se perceber uma interação e uma melhor compreensão dos significados de grandezas elétricas relacionadas ao aprendizado de números complexos. Concluiu-se que o Complex pode ser um instrumento que pode ser utilizado para o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos nos cursos técnicos de eletromecânica.  


Texto completo: PDF