A HISTÓRIA DAS COISAS: RELEITURAS VISUAIS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA DISCUSSÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL
Última alteração: 2017-09-04
Resumo
A produção de releituras visuais, associada à proposta pedagógica para a discussão da temática ambiental vem ao encontro da busca dos professores por novas metodologias que ofereçam suporte às suas aulas diante das atuais dificuldades e desafios que se impõe ao processo de ensino e aprendizagem, principalmente no que diz respeito a aproximação do que se faz na sala de aula aos interesses dos alunos. Estabelecendo-se assim como objetivo “Estruturar uma proposta pedagógica para discutir a temática ambiental que parta do curta-metragem “A história das coisas”, propicie a construção de história em quadrinhos e sua transposição para a linguagem da animação”. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com uma professora da rede estadual de educação de Vila Velha, que atua no ensino médio. Quanto aos resultados, além de nos fornecer dados, a oficina funcionou como um momento de formação para professora, que pode por meio deste processo se apoderar de novos recursos e metodologias, além de preparar materiais adequados a sua realidade.
Texto completo: PDF