Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

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ENSINANDO PRÉ-HISTÓRIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM PASSEIO AO SAMBAQUI

Pedro Carlos de Oliveira Alves, Rodrigo Simão Miranda, Carlos Roberto Pires Campos

Última alteração: 2017-09-12

Resumo


A presente pesquisa tem como objeto os sítios arqueológicos denominados Sambaquis, no município de Presidente Kennedy. Enquanto patrimônio arqueológico cujo desconhecimento por parte da população resulta em sua destruição, buscamos através da Educação Patrimonial compreender e ressignificar junto à própria comunidade suas relações para com seu patrimônio histórico. Também julgamos oportuno utilizar as potencialidades pedagógicas de um sítio arqueológico para promover a democratização do conhecimento e fortalecimento da cidadania, além da apropriação cultural por parte dos sujeitos da pesquisa . Esta investigação será desenvolvida basicamente em duas vertentes, uma fundada em documentação bibliográfica e a outra fundada em dados arqueológicos (artefatos, estruturas, paisagem), dentro da abordagem da Arqueologia Pré-Histórica. Pretendemos atuar também em uma linha arqueológica pós-processual do espaço de modo a compreender o modo de vida dos grupos humanos que nele habitaram e, para esta leitura, faremos o estudo da paisagem e de evidências afloradas. O conceito de Educação Patrimonial surge como primordial para nossa pesquisa. Dentro de uma abordagem progressista da educação, teremos como norte a educação libertadora de Paulo Freire, juntamente das contribuições de Vygotsky e seu conceito de mediação, e a teoria da complexidade de Morin, pois nosso objeto de estudo é predominantemente interdisciplinar.
Palavras-chave: educação patrimonial; sambaqui; patrimônio histórico

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