Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ARTICULANDO ALFABETIZAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS

Patricia Vidigal Bendinelli

Última alteração: 2017-09-06

Resumo


O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática desenvolvida e validada sobre o tema água na perspectiva da alfabetização científica com enfoque CTSA em uma turma de alfabetização. A sequência didática foi fundamentada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1990), foi validada a priori, por pares, estudantes do mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A validação a posteriori ocorreu em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), no município de Colatina – ES. Com a sequência procuramos realizar um trabalho interdisciplinar que pudesse estabelecer maior grau de significância na aprendizagem dos educandos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com aproximação à pesquisa participante. Portanto, a investigação retratada neste artigo, intenta apontar ao professor uma proposta metodológica, e ao mesmo tempo viabilizar a reflexão sobre a prática, bem como apontar a aprendizagem de novos conceitos que possam ser exercidos para superar as fragilidades que se apresentam nos anos iniciais em relação à prática da leitura, práticas para o ensino de ciências e a interdisciplinaridade. Ficou claro que ao oportunizar a metodologia, estabelecemos possibilidades de transformações consideráveis na formação continuada dos docentes.


Texto completo: PDF