COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS: PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Última alteração: 2017-08-31
Resumo
RESUMO
O presente estudo trata de um projeto de pesquisa que tem como propósito analisar as possibilidades da integração coletiva e do compartilhamento de experiências dentro da escola como elementos capazes de fomentar ações mútuas de formação continuada no contexto de trabalho. Assume a pesquisa narrativa como abordagem metodológica e considerando os referenciais teóricos acerca dessa temática, contemplando autores tais como Antonio Nóvoa, Marie-Christine Josso e Walter Benjamin, perspectivamos uma dimensão formativa que define o professor como sujeito de seu próprio processo de formação, articulado ao coletivo que se constitui profissionalmente por meio de um trabalho colaborativo, cuja instituição escolar é o ponto de chegada e partida. Nessa perspectiva, serão analisadas as regulamentações legais acerca da formação continuada e sua relação com as práticas docentes, os sentidos atribuídos pelos professores quanto à formação continuada realizada na escola e as implicações referentes à expansão dos espaços/tempos de formação continuada.
Palavras-chave: formação de professores, troca de experiências, narrativas.
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