Palestras
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS: REFLEXÕES EM GRUPOS DE ESTUDOS | |
Sandra Aparecida Fraga da Silva |
Comunicações científicas
ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA ABORDAGEM DA TEORIA DOS GRAFOS NO ENSINO MÉDIO | |
Lauro Chagas e Sá, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
DESENVOLVENDO O SENTIDO NUMÉRICO POR MEIO DE CÁLCULO MENTAL | |
Daniel Moreira dos Santos, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
O QUE PENSAM UNIVERSITÁRIOS SOBRE PADRÕES E REGULARIDADES EM MATEMÁTICA | |
Leandra Gonçalves dos Santos, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
PENSAR, CRIAR, JOGAR E REPENSAR: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE COMBINATÓRIA | |
Jose Carlos Thompson Silva, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
PIBID MATEMÁTICA: ARTICULAÇÕES ENTRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E OS PEDAGÓGICOS | |
Anna Christina Alcoforado Corrêa, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
Relatos de experiência
APLICATIVO “MULTIBASE” E JOGO DO NUNCA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO | |
Vito Rodrigues Franzosi, Lauro Chagas e Sá, Rony Cláudio de Oliveira Freitas |
BRINCANDO E CONSTRUINDO NOÇÕES DE GRÁFICOS E TABELAS | |
Euléssia Costa Silva, Lydia Marcia Braga Bazet, Simone de Melo Sessa, Vanusa Stefanon Maróquio |
COMUNICAÇÃO EM AULA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO NAS SÉRIES INICIAIS | |
Camila dos Santos de Souza, Thays Xavier de Araújo, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
DE ALUNA DE ESCOLA PARCEIRA Á BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCENCIA (PIBID) | |
Francisca Edna Amanda Silva Rodrigues, Sidney Pereira Silva Junior |
ESTUDO DE PLANO CARTESIANO E ÁREAS COM MATERIAIS DIDÁTICOS E GEOGEBRA PARA O ENSINO MÉDIO | |
Roberta Resurreição Souza |
MODELAGEM COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TRABALHANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA EM SALA DE AULA | |
Anderson José Silva, Hélio Rosetti Junior |
TORRE DE HANÓI E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE POTENCIAÇÃO | |
Lauro Chagas e Sá |
UMA PRÁTICA COLABORATIVA PARA RESGATE DE OPERAÇÕES COM FRAÇÕES NO ENSINO MÉDIO | |
Cátia Aparecida Palmeira, Adriana Piumatti de Oliveira, Jaqueline Magalhães Brum, Lauro Chagas e Sá, Thamires Belo de Jesus |
Pôster
A AVALIAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO | |
Bruno Pinheiro dos Reis Gonçalves, Débora Aparecida de Almeida Santos, Edson Antônio Santos Monteiro, Jéffesson Anatário Nazário Batista |
ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 6º E 7° ANOS DA ESCOLA ESTADUAL ALICE LOUREIRO NA PRIMEIRA FASE DA 9ª OBMEP | |
Gabriela França Oliveira, Denilson Marques Soares, Isabella Basílio Josaphá |
ANÁLISE E DISCUSSÃO DO MÉTODO DE NEWTON UTILIZANDO O SOFTWARE EXCEL E O GEOGEBRA PARA ESTUDO DE RAÍZES REAIS DE FUNÇÕES | |
Anderson José Silva, Fernanda Rodrigues Scandian, Renata Toneli Tedesco, Hélio Rosetti Júnior |
APRENDENDO MATEMÁTICA COM O SEU MEIO: ISSO É ETNOMATEMÁTICA | |
Leila Maria Nascimento, Renato José de Carvalho, Ronise Aparecida de Carvalho, José Fernandes da Silva |
AUTONOMIA DISCENTE NA EDUCAÇÃO MATEMATICA: A ATIVIDADE DIDÁTICA DOS “POEMAS MATEMATICOS” | |
Roberto Ribeiro Sousa, Karina Nascimento, Pamella Cavalcante, Ednaid Faria |
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS PLATÔNICOS COMO ATIVIDADE DIDÁTICA PARA O APRENDIZADO | |
Rayara Barroca Silva, Marcela Santana Santos |
EXPLOSÃO DE NÚMEROS: NEGATIVO OU POSITIVO? | |
João Aparecido de Andrade, Amanda Costa Santos, Leila Maria do Nascimento |
FEIRA DE MATEMÁTICA COMO AÇÃO AVALIATIVA DA APRENDIZAGEM: DESENVOLVIMENTO DO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMATICA DO IFMG-SJE | |
Sidney Pereira da Silva Junior, Amanda Costa Santos, Edilene Pereira Castro, Krisley Santos Miranda |
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLGIAS: ANÁLISE DAS QUESTÕES DA PROVA DO ENEM 2012 | |
Isabella Basílio Josaphá, Heloisa Herneck, Gabriela França Oliveira, Denilson Marques Soares |
OFICINA DE MATEMÁTICA COMO FORMA DE COMUNICAÇAO E NOVA PROPOSTA DE RESOLVER PROBLEMAS | |
Juliana Cristina Nascimento, Taissa Silva Soares, Sandro Salles Gonçalves, Sidilene Aparecida Silva Gonçalves |
SISTEMA DE APOIO AO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA PARA O NÍVEL MÉDIO | |
Jorge Carvalho Silva, André Lucas Díorio dos Santos Franca, Pedro Paulo da Cunha Machado |
TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM CARÁTER FORMATIVO OU INFORMATIVO? | |
Mariana Aparecida Fonseca Silva, Gisele Ribeiro da Silva, Edilene Pereira de Castro, Leonice Alves Lobo |
UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DOS FATOS FUNDAMENTAIS | |
Ingrit Cristina Santos, Griselda Leite Oliveira Matos |
UMA PROPOSTA DE ENSINO UTILIZANDO A HISTÓRIA DO DINHEIRO NO BRASIL | |
Weverton Augusto da Vitória, Jackelinne Azevedo Silva dos Santos, Rurdiney da Silva, Hélio Rosetti Júnior |
USO DA PLANILHA EXCEL PARA ESTUDO DE SÉRIES E VERIFICAÇÃO DE CONVERGÊNCIA | |
Patrick Storch Sório, Marcelo Pereira Pinto da Silva, Hélio Rosetti Junior |
Exposições didático-pedagógica
APLICATIVO “MULTIBASE” PARA ANDROID | |
Vito Rodrigues Franzosi, Lauro Chagas e Sá, Rony Cláudio de Oliveira Freita |
Oficinas
ALGEBRINCANDO NO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÕES SOBRE FUNÇÃO POR MEIO DE JOGOS | |
Lauro Chagas e Sá, Talita Moraes Modolo, Cátia Aparecida Palmeira |
ÁREA E PERÍMETRO NO GEOPLANO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA | |
Veronica Borsonelli Marcarini, Weverton Augusto da Vitória, João Paulo Nunes Milanezi, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
ATIVIDADES UTILIZANDO TABLET PARA OPERAÇÕES EM DIFERENTES BASES NUMÉRICAS | |
Vito Rodrigues Franzosi, Lauro Chagas e Sá, Rony Cláudio de Oliveira Freitas |
DIVIDIR PRA QUÊ? | |
Alexsandra Miranda Senna da Silva, Bernadete Veronica Schaeffer Hoffman |
EXPLORANDO ISOMETRIAS POR MEIO DE BORDADOS EM PONTO CRUZ | |
Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
JOGO: COMBINANDO NO TRÂNSITO | |
Jose Carlos Thompson Silva, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Weverton Augusto da Vitoria |
O ESTUDO DA PROBABILIDADE: DOS PARADOXOS DE MONTY HALL E DO ANIVERSÁRIO AO PROBLEMA DOS PONTOS | |
Gabriela França Oliveira, Denilson Marques Soares, Matheus Enrique Pimenta Brasiel, Mayara Permanhane Nascimento, Isabella Basílio Josaphá |
ORIGAMI MODULAR: UMA OPÇÃO MANIPULATIVA DE GEOMETRIA ESPACIAL | |
Jenifer Heleno Stoffel, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
TRABALHANDO NOÇÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE MATERIAIS DIDÁTICOS | |
Euléssia Costa Silva, Mirian Angeli, Vanusa Stefanon Maróquio |
Apoio | Realização | ||