Comunicação Científica
REFLEXÕES ACERCA DO JOGO ‘CONTATO DO 1º GRAU’ NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU | |
Silvana Cocco Dalvi, Mirelly Katiene e Silva Boone, Adriana da Conceição Tesch, Andressa Côco Lozorio, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
O MATERIAL MANIPULATIVO ‘ALGEPLAN’: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA VOLTADA PARA O ENSINO DE MONÔMIOS E POLINÔMIOS | |
Silvana Cocco Dalvi, Mirelly Katiene e Silva Boone, Adriana da Conceição Tesch, Andressa Côco Lozorio |
A IMPORTÂNCIA DO DIALOGO NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DOS ESTUDANTES EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ORIENTADO PELA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
Mirelly Katiene Silva Boone, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende, Silvana Cocco Dalvi |
A IMPLICÂNCIA DO PROCESSO FORMATIVO NAS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS APÓS VIVENCIAREM NO COLETIVO O ESTUDO SOBRE FRAÇÕES | |
Aparecida Ferreira Lopes, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
Relato de Experiência
EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UM JOGO ESQUEMÁTICO: OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS SOB A LUZ DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO | |
Gabriele Goncalves Soares, Sheila Mara Silva dos Santos, Luciano Lessa Lorenzoni |
A ANÁLISE DE ENUNCIADOS COMO FERRAMENTA PROPULSORA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM | Sem título |
NATHALIA MARIA DIAS PAGUNG, CAMILA MARIA DIAS PAGUNG, MARCELENE ALVES DUARTE, LUCIANO LESSA LORENZONI, OSCAR LUIZ TEIXEIRA DE REZENDE |
JOGO PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDO DE GRANDEZAS | |
Fabricia de Jesus da Silva, Luciano Lessa Lorenzoni, Sheila Mara Silva dos Santos |
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO PARA O ESTUDO DE PERÍMETRO | |
Tayrini Vieira Alves, Sheila Mara Silva dos Santos, Luciano Lessa Lorenzoni |
FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DE PROBABILIDADE POR MEIO DA APLICAÇÃO DO JOGO DA TRILHA | |
Jéssica Brenda L. Silva |
UMA BREVE DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS MEDIANTE A TÉCNICA DA DISSECÇÃO | |
Bárbara Viana Bernardes, Sheila Mara Silva dos Santos, Luciano Lessa Lorenzoni |
ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE MATEMÁTICA COM USO DE TECNOLOGIA NO VIÉS DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS (MCS) | |
Victor Hugo Neves Luz, Lucca Jeveaux Oliveira Bonatto, Luciano Lessa Lorenzoni, Cátia Aparecida Palmeira |
OBSERVAÇÃO DE PROCECEDIMENTOS MECÂNICOS POR MEIO DE UMA TAREFA EM GRUPO SOBRE FRAÇÕES ALGÉBRICAS | |
Filyppe Neves de Andrade, Sheila Mara Silva dos Santos, Luciano Lessa Lorenzoni |
RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE LÚDICA: A BALANÇA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU | |
Carolina das Chagas Ferrarini, Luciano Lessa Lorenzoni, Sheila Mara Silva Santos |
O GEOPLANO COMO FERRAMENTA PROPULSORA PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO DE POLÍGONOS | |
Júlia de Freitas de Oliveira, Cátia Aparecida Palmeira, Luciano Lessa Lorenzoni |
UMA REFLEXÃO SOCIO-CRÍTICA DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO SOBRE ACESSIBILIDADE A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Marilete Abadi, Bruna Zution, Oscar Rezende, Luciano Lessa |
UTILIZANDO O QUIZ COMO INSTRUMENTO DE REVISÃO DOS CONTEÚDOS DE RAZÃO, PROPORÇÃO E GRANDEZA | |
Bruna Moll Fernandes, Sheila Mara Silva dos Santos, Luciano Lessa Lorenzoni |
DIFERENTES ABORDAGENS DO CONCEITO DE NÚMERO COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Marcela Mariah Leite |
DEMONSTRANDO O TEOREMA DE PITÁGORAS COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA | |
REINALDO SANTOS LIMA, João Pedro dos Santos, Cátia Aparecida Palmeira, Luciano Lessa Lorenzoni |
RESSIGNIFICANDO PERÍMETRO UTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS NAS TURMAS DE PROEJA DO IFES | |
Alex Muller Amorim, Roberta Gonçalves Lyrio, Flávia Gavinho Ferreira Araujo, Eric Rodrigues Teixeira |
CONSTRUÇÃO DE FIGURAS PLANAS NO GEOPLANO A PARTIR DE COORDENADAS CARTESIANAS | |
Jéssica Brenda L. Silva, Sheila Mara Silva dos Santos, Luciano Lessa Lorenzoni |
RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE LÚDICA: A BALANÇA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU | |
Carolina das Chagas Ferrarini, Luciano Lessa Lorenzoni, Sheila Mara Silva Santos |
Matemática no ensino médio e convivência com alunos | |
Ladson Surlo Ramos, Gabrielly Ferreira Monteiro, Luciano Lessa Lorenzoni |
AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE DISCUSSÕES REFLEXIVAS | |
jonisario littig, RENATA VENTURIM FONTES, KAROLINY MENDES COSTA |
Feira de Matemática
Casas Elípticas na Arquitetura Indígena e o Conceito de Elipse | |
Claudia Alessandra Costa de Araújo Lorenzoni, Lígia Arantes Sad, Amanda Gomes Guarnier, Sofia Brunoro Martins Ribeiro |
Influência da Série de Fourier em sinais elétricos | |
Matheus Littig Radinz, Davi Sperandio Agatti, Gabriela Provedel Dalla Bernardina, Marcelo Rigo dos Santos, Thyago Vieira Piske, Douglas Araujo Victor, Michel Guerra de Souza |
Quadrinhos Matemáticos | |
Higor Soares Majoni, Daniel Henrique Carvalho Corrêa, Robson de Oliveira Barbosa, Ricardo Vieira Lino, Aquila de Souza Ramos, Iury Efigenio de Mello, Geanderson Fabiano Silva, Mateus Gomes Paranhos, Ramon Álvaro Sabino Procópio |
FEIRA DE MATEMÁTICA: TROCAS DE MENTES EM FUTURAMA E O TEOREMA DE KEELER | |
Pedro Meireles Freire, Pedro Tonini Rosenberg Schneider, Luiza Pinheiro Cossetti, Nícolas Martins de Menezes, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni, Gilberto Guerra |
O USO DO ÁBACO PARA ENSINO DE OPERAÇÕES BÁSICAS A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Daniel Redinz Mansur, HELIONARDO THOMAZ ALVES LOURENÇO |
Apoio | Realização | ||
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |