Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

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FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DE PROBABILIDADE POR MEIO DA APLICAÇÃO DO JOGO DA TRILHA

Jéssica Brenda L. Silva

Última alteração: 2019-05-26

Resumo


Probabilidade refere-se ao estudo das possibilidades de ocorrência de um evento desejado em razão de todos os eventos possíveis. É um conteúdo difícil não só de se explicar mas também de se entender e exige muita atenção quando está sendo trabalhado. É abordado no 3º ano do ensino médio, logo no primeiro trimestre e para alcançar sucesso no desenvolvimento desse conteúdo é necessário que o professor o aborde da maneira mais didática possível. Para facilitar o aprendizado por parte dos alunos, achou-se necessário recorrer à meios que não fossem comuns ao cotidiano dos mesmos, decidindo-se por Jogo da Trilha.  Esse se trata de um jogo de tabuleiro antigo, que pode ser jogado por 2 ou mais pessoas, onde há um percurso a ser seguido e para isso é necessário passar-se de "casa" em "casa". O número de casas que o jogador passará, é definido a partir do lançamento de um dado, lançado pelo mesmo. O jogador que chegar no fim do percurso primeiro, é o grande vencedor. Todos os alunos que participaram dessa atividade já haviam tido contato com esse jogo anteriormente. Porém, como nosso objetivo era fixação dos conteúdos estudado por eles, foram necessárias algumas adaptações. Devido à semana de prova que já havia começado, foi necessário utilizar aulas de outros professores, pois o tempo disponível não era suficiente. Assim, a atividade foi feita em 4 aulas, 2 da disciplina e 2 que os professores de outras áreas disponibilizaram. Para darmos início a essa atividade, a turma dividiu-se em oito grupos, que disputavam entre si dois a dois e foram feitas 3 etapas, onde o grupo que ganhava se classificava para a próxima. Cada casinha da trilha possuíam uma cor e algumas delas haviam interrogações que indicavam que o jogador devia retirar uma carta na cor da casa. As cartas do jogo eram das cores verdes (fáceis), azuis (médias) e vermelhas (difíceis) e valiam 1, 2 e 3 pontos respectivamente. A cada resposta certa, o jogador adquiria os pontos que valiam as cartas e a cada erro cumpriam a consequência que estava no fim da carta ou jogava um dado com prendas a serem pagas. Na primeira fase se classificava o jogador/grupo que completasse os primeiros 5 pontos, na segunda fase 7 pontos e na final 10 pontos. A turma onde foi desenvolvida essa atividade, contava com uma certa quantidade de alunos que não participavam da aula cotidianamente mas ao explicarmos como aconteceria essa aula, esses alunos demonstraram interesse e logo formaram grupos. Durante todo o decorrer das atividades, os alunos que erravam as questões iam solicitando a presença tanto do professor quanto da estagiária para verem onde tinham errado, sempre tendo suas dúvidas tiradas por ambos.  Ao aplicarmos essa atividades, pode-se concluir que os jogos, por mais simples que sejam, apresentam um papel muito importante no processo de ensino aprendizagem, desde que sejam aplicados de maneira correta, e que as aulas diferenciadas fazem toda importância no cotidiano escolar.

 

Palavras-chave: Probabilidade, Jogo da Trilha, Jogos.

 

 

 

Referências:

MOURA, M. O. O jogo e a construção do conhecimento matemático. São Paulo: FDE, 1992. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ ideias_10_p045-053_c.pdf>Acesso em: 17 abr. 2019.