Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 8ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Matemática no ensino médio e convivência com alunos

Ladson Surlo Ramos, Gabrielly Ferreira Monteiro, Luciano Lessa Lorenzoni

Última alteração: 2019-05-21

Resumo


Serão analisadas neste artigo algumas observações realizadas em sala, durante as aulas de matemática, sob uma óptica diferente, com um trabalho em trio. Além disso, será destacada a metodologia utilizada para tentar solucionar os problemas encontrados na aprendizagem em sala de aula, especialmente as dificuldades dos alunos (maior parte em operações básicas, não ter hábito de estudar em casa ou em interpretar o que se pede na questão), que acabou tornando-se o objetivo principal do nosso trabalho no decorrer dos meses de atuação na escola. Somado a isso, iremos discorrer sobre a estrutura da escola em questão e a nossa convivência com os alunos do primeiro ano do ensino médio nesse ambiente, com relação ao respeito, à interação e a comunicação.

Palavras-chave: Aprendizagem; Observações; Óptica.